"(...) E a palavra vem. Pequena. Querendo se esconder no silêncio. Querendo se fazer de oração baixinha como a altura da intenção na insegurança. Vírgula, parênteses, exclamação, ponto, pula linha, travessão. E a palavra vem, vem sozinha, que a minha frase invento pra te convencer. Vem sozinha. Se o texto é curto, aumento pra te convencer. Palavra. Simples como qualquer palavra que eu já não precise falar. Simples como qualquer palavra que, de algum modo, eu pude mostrar. Simples como qualquer palavra... Como qualquer palavra"

Palavra - O Teatro Mágico
Porque esse é o meu refúgio... É o meu esconderijo secreto. É quando eu melhor sei me expressar. É assim que extravaso meu sentimento. E as vezes não me surgem as melhores palavras... Mas eu procuro direitinho no meu coração e posso até encontrar um "eu te amo". Isso basta pra tornar um dia mais feliz!
Abraços em palavras, amor em palavras, raiva e fúria em palavras...
Às vezes me pergunto quem sou, e nem sempre consigo me responder. Talvez porque eu ainda tenha muito a descobrir sobre mim mesma... Porque eu ainda tenho muitas respostas a encontrar no meu caminho.
Mas vou encontrando as palavras aos pouquinhos... Talvez elas formem algumas de minhas respostas...
"Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada
Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada
Toda forma de conduta se transforma numa luta armada...

Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça, esquecer tudo que eu vi
Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça, esquecer...

O fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada
E é tão fácil ir adiante e esquecer que a coisa toda tá errada
A história se repete mas a força deixa a história mal contada...

Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça, esquecer tudo que eu vi
Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça, esquecer...

Chuva de conteiners e entreteiners no ar
Chuva de conteiners e entreteiners no ar
Eu posso achar normal o que o som ecoa

Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que eu vi
Se tudo passa, talvez você passe por aqui
E me faça esquecer

E falta pão, o pão nosso de cada dia
E sobra pão, o pão que o diabo amassou
E falta pão, o pão nosso de cada dia
E sobra pão, o pão que o diabo amassou"



Toda forma de poder - Engenheiros do Hawaii



Hoje eu tô vendo bem de perto a "democracia" do nosso país ser exercida... Trabalhar nas eleições faz com que a gente veja direitinho como as pessoas se manifestam diante de um momento decisivo.
Um candidato acusa de lá e outro acusa de cá... Faucatruas vêm à tona nas campanhas... Não se vê projeto, não se vê proposta, só se vê acusação, imoralidade! Desrespeito com o eleitor!
Em meio a tudo o que foi visto nessas campanhas nojentas, hoje eu entendo quando olho pro meu título o significado de ZONA ELEITORAL





Que nojo dessa gentinha que se acha o máximo sem ser bosta nenhuma! Que nojo me dá olhar pra caras falsas e dissimuladas! Me dá um embrulho no estômago ver tanta mentira, um sorriso amarelo de falsidade em certos rostos, ter ouvido no passado tantas coisas belas que hoje cairam por terra!
É claro que a vida ensina! E foi com erros que cometi antes que aprendi a lidar com essa gentalha, a não mais confiar de cara em uma pessoa. Claro que não foi por isso que deixei de acreditar em amizade; pelo contrário, hoje eu acredito muito mais, porque sei que existem pessoas que realmente fazem a diferença em minha vida e não estão ao meu lado por "conveniência". O tempo mostra quem é quem... E é mesmo muito bom aprender!
É, a máscara caiu... E não foi hoje não!
Sabe, à vezes fico me perguntando se eu sou mesmo desse mundo... E, por tantas vezes, me respondo que não sou. É que ver as coisas que acontecem não é tão fácil, porque as pessoas têm se tornado monstros, têm destruído vidas, têm se destruído...
Dentre os casos de violência que ganharam destaque nacional este ano, três me chocaram bastante: o primeiro foi o caso da menina de 5 anos jogada do 6º andar pelo próprio pai e pela madrasta (o caso ficou cerca de um mês sendo divulgado); o segundo foi o caso de dois irmãos que foram brutalmente assassinados dentro da casa do pai e da madrasta (também); e o terceiro, foi o recente acontecimento da menina de 15 anos, mantida em cárcere privado por mais de 100 horas e assassinada pelo ex-namorado.
O primeiro caso chocou o país inteiro. Isabela era linda e doce. Os pais, ricos. O ciúme doentio da madrasta teria sido a causa do assassinato da menina. Casos que envolvem crianças sempre chocam as pessoas por imaginarem: "A criança é sempre coberta de inocência! O que pode levar uma pessoa a praticar um ato desses?". Realmente, uma tremenda covardia. Não estou aqui julgando ninguém, mas as evidências contra o casal são extremamente aparentes. Um pai tirar a vida da própria filha! Meu Deus! É o sangue dele! É um pedaço dele! É como se ele tivesse cortado os próprios braços!
O segundo caso, talvez nem todos conheçam, porque não teve tanta repercussão como o da menina Isabela. Os irmãos João Vitor (13) e Igor Giovani (12) são brutalmente assassinados pelo pai e pela madrasta dentro de casa, têm os corpos esquartejados e jogados no lixo! Isso causa dor em vocês? Porque dentro de mim isso é como uma facada! Não se faz isso nem com um animal, o que dirá com duas crianças! Aí eu me pergunto: por que esse caso não ganhou capítulos no Fantástico ou no Jornal Nacional por semanas? Bem simples: porque, ao contrário da pequena Isabela, esses garotos eram pobres! O pai e a madrasta terem cometido tal crueldade foi porque são produto de um meio corrompido! Isso é um absurdo! O fato dessas crianças serem pobres ameniza a dor que sua mãe sentiu ao saber do ocorrido? Não! Claro que não! Ela sofreu tanto quanto a mãe de Isabela! Ou até mais que ela, por ter visto os corpos de seus dois filhos esquartejados dentro de sacos de lixo!
O que eu tô querendo dizer é que é mesmo muito comovente ver casos como o da Isabela, isso choca muito. Mas acontece que a mídia não divulga todos os dias os casos de crianças envolvidas com o tráfico de drogas, crianças de 4 anos de idade se prostituindo por alguns centavos, crianças assassinadas todos os dias nas favelas do país inteiro, crianças roubando e matando todo santo dia... Sabe por quê? Porque isso não choca a sociedade! Crianças pobres não dão audiência à Globo!

Já o caso da menina Eloá, ocorrido essa semana, causa tanta dor e, ao mesmo tempo, um sentimento ruim de querer matar aquele desgraçado! Um doente, um desequilibrado, um covarde! É... Por que com uma arma na mão todo bandido é o fodão! Já que tava tão triste, por que não atirou na própria cabeça e deixou a menina viver? Deus me perdoe pelo que eu tô sentindo agora! Não queria mesmo estar com esse tipo de sentimento. Mas é que sou humana... Eu me revolto sim!
Vendo todas essas monstruosidades que acontecem, eu paro e agradeço a Deus por todas as pessoas que cruzaram o meu caminho até hoje terem um coração tão bom! Agradeço por nunca ter sido assaltada, por nunca ter passado por uma situação de risco, por estar ao lado de boas pessoas... Mas principalmente, agradeço por ter a família que tenho! Por ter tido a oportunidade de ser tão amada por minha mãe e pelo meu pai, que nunca, sequer, levantaram a mão pra me bater, nem quando eu era criança e fazia alguma travessura. Agradeço por eles terem me dado tudo o que eu sempre precisei: amor, atenção, educação e a minha irmã! Sinto muito por outras pessoas não terem tido a mesma oportunidade que eu tive, de conviver num lar de paz.
E hoje preciso pedir a Deus que olhe todas essas famílias: a mãe da Isabela, a mãe do João Vitor e do Igor, os pais e irmãos de Eloá, e tantos outros pais que perderam seus filhos por causa da violência, da brutalidade, da covardia humana. Peço também que olhe os autores dessas monstruosidades, pois "eles não sabem o que fazem".

"...E, mesmo na cruz, em meio à dor
Um gesto revela quem Tu és
Te tornas amigo do ladrão
Só pra lhe roubar o coração
E assim foste o contrário,
O avesso do avesso
E por mais que eu me esforce
Não sei bem se Te conheço
Tu enxergas o profundo
Eu insisto em ver a margem
Quando vês o coração
Eu vejo a imagem"
Humano Demais - Padre Fábio de Melo
Realmente, por tantas vezes sou humana demais e queria viver em outro mundo, longe de toda essa sujeira!
Deixa que corra
Aquele sentimento bom
Que vem de dentro de ti.
Mas se um dia chorar,
Saiba que existem pessoas
Que acreditam em ti.
E olhe pra frente,
Pois há um futuro de luz
Esperando por nós.
E aqui no presente
Lutamos com força
De um vencedor.
Veja a criança
Que brinca e fala
Tudo que sente.
No seu coração
A pureza que toca
No fundo da gente.
Deixa ser,
Que tudo ao natural
Vai acontecer,
Podes crer,
O sopro da vida
Nunca vai morrer.
Mesmo que o tempo trás,
E o mundo faz,
Ficar tão longe.
Se não podes compreender
Ao menos tente ver,
O que se esconde atrás dos montes.
Eu quero te dizer,
Quem fez o sol
Também fez você.
Já é hora de pensar
E não mais viver
Só por viver.
Eu quero te falar,
Quem fez o céu
Nos faz enxergar.
E o que com olhos
Não se vê,
Mas com o coração
Se pode entender
Deixa que corra - Chimarruts

[adorei a música, pequena! Ela é pra ti tbm ^^]
"(...) Mas aconteceu que o principezinho, tendo andado muito tempo pelas areias, pelas rochas e pela neve, descobriu, enfim, uma estrada. E as estradas vão todas na direção dos homens.
- Bom dia, disse ele.
Era um jardim cheio de rosas.
- Bom dia, disseram as rosas.
O principezinho contemplou-as. Eram todas iguais à sua flor.
- Quem sois? perguntou ele estupefato.
- Somos rosas, disseram as rosas.
- Ah! exclamou o principezinho...
E ele sentiu-se extremamente infeliz. Sua flor lhe havia contado que ela era a única de sua espécie em todo o universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim!

(...)
Depois, refletiu ainda: "Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que eu possuo. (...) Isso não faz de mim um príncipe muito grande..." E, deitado na relva, ele chorou.
E foi então que apareceu a raposa:
- Boa dia, disse a raposa.

(...)
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?

(...)
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...

(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...)
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela á agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa."


O Pequeno Príncipe - ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Hoje eu fiquei aqui lembrando de todas as coisas pelas quais já passamos juntas...
Lembrei do dia em que eu vi Raliny pela primeira vez (dia do cadastramento na universidade) e minha prima nos apresentou. Daí em diante passamos a nos falar pelo orkut, mas não nos víamos com frequência depois que as aulas começaram.
Renata eu vi pelo primeira vez no dia da matrícula. Lembro que eu pedi pra Armando mudar meu horário todo porque na época eu fazia UEPB de manhã e queria terminar o período lá. Aí ela já veio perguntando qual o curso que eu fazia lá (doida pra puxar assunto e fazer amizade - bem a cara dela).
Já Bárbara, eu vi pela primeira vez na aula de Desenho Básico. Era muito engraçado porque a gente não se conhecia, aí uma passava pela outra e dava um sorrisinho amarelo. Lembro também que ela sempre tinha perguntas a fazer na aula e chamava atenção com o sotaque que, na época, era bem carregado.
Aí passou o 1º período e eu não paguei nenhuma disciplina com vocês, exceto Introdução a Engenharia Civil. Mas a gente não teve muito contato durante esse tempo.
Mas chegou o segundo período e, junto com ele, chegaram as aulas de Geologia, o que fez com que a turma de Engenharia Civil se unisse mais, e eu me aproximasse de vocês. Aí foi nessa época que eu fui percebendo que ia ganhar novas amigas, e meu coração sentiu que iam ser grandes amigas!
Eu lembro de tudinho. Lembro de que passei um momentinho difícil no começo do ano e Bárbara e Renata me consolaram. Lembro que eu fui me aproximando estudando um pouquinho com elas aqui e ali, lembro de Bárbara indo comigo pra a Pio X e dizendo "Toda vez que Renata vem aqui ela chora"...
E a nossa amizade foi se consolidando aos pouquinhos. Foi como uma casa que é construída tijolo após tijolo. Só que no nosso caso, carinho por carinho, respeito por repeito, ajuda por ajuda, lágrima por lágrima, sorriso por sorriso...
O engraçado é que somos bem diferentes uma da outra. Bárbara é toda doce, meiga e desastrada; Renata é mandona e gosta das coisas do jeito dela; Raliny é toda organizada, preocupada, estressada; e eu... Eu acho que sou um pouquinho de cada uma. Só que temos uma coisa muito importante em comum: levamos sério a responsabilidade que temos com aqueles que cativamos.
O que eu tô querendo dizer com tudo isso é que vocês eram para mim rosas iguais a tantas outras rosas... Mas vocês me cativaram e, como disse Raliny um dia, "acho... que não consigo mais viver sem vocês".
Uma pernambucana, uma rondoniense e duas paraibanas! Eu sei que é bem difícil pra Bárbara e Raliny morarem longe da família... Mas... Renata disse: "por mais que a amizade não supra a necessidade de um pai ou de uma mãe, a gente tenta amenizar essa saudade...".
Meninas, vocês fizeram um pedaço do que eu sou hoje. E eu aprendi muito com vocês. Vocês me ensinaram muito mais que mecânica naquelas madrugadas em que a gente não dormia e ficava até o outro dia estudando, me ensinaram muito mais que cálculo ou física; me ensinaram a não desistir, a ir atrás do que eu quero, me ensinaram que amizade tá num sorriso, num abraço...
Eu resolvi dar um rumo diferente do de vocês à minha vida, mudei de curso, e já não compartilhamos mais tantos momentos juntas. E é bem difícil não ter vocês do meu lado sempre. Mas nem por isso estamos longe. Eu tenho vocês sempre perto, no meu coração.

"Ao contrário de uma ferramenta que usamos e depois jogamos lá no canto, os ursinhos de pelúcia não têm utilidade nenhuma, mas têm um significado especial, a gente tem carinho por eles, guarda num canto especial, por lembrar da pessoa que nos deu, ou por lembrar de algum momento de nossas vidas... A ferramenta só serve pra alguma coisa. Ursinhos têm significado. Pessoas são assim também. Existem pessoas que a gente acha que ama, e na verdade a gnte só tá do lado delas porque elas têm utilidade na nossa vida (é uma chave de fenda, que a gente só procura quando precisa) (...) O amor só é amor quando a gente descobriu que o outro é inútil, porque a gente percebe: 'Você não me serve de nada, mas eu não sei viver sem você!'"

Padre Fábio de Melo

Hoje me dei conta de sua inutilidade em minha vida. E agradeci a Deus por isso, porque só assim eu pude perceber a necessidade que tenho de vocês e posso saber que, de fato, as amo! E posso dizer: vocês não me servem de nada, mas eu não sei viver sem vocês!




A história dos "Três coqueiros e um coco"!


Droga, droga, droga, droga!
Passar um tempão se dedicando pra uma coisa e ela simplesmente não dá certo!
Vontade de gritar: "Puta que pariiiiiu!"
Já gritei, não resolveu!



Sem paciência...
"Tô com muita saudade de tu... Agora tô estressado! Muita coisa no trabalho e na faculdade... Sinceramente, não tô nem um pouco satisfeito com a minha vida, Simone!"

"Tu me fez chorar!"

"Sinto sua falta, Mone."

"Ahhhhh, tu tá com ciúme!"

"Que droga, esqueci de plantar as árvores!"

"Tem hora que a gente se pergunta: Por que é que não se junta tudo numa coisa só?"

"You will be the friend that will remind me what is real"

"boa noite monee. te adoro"

...
Sentir saudade da infância é algo que vez ou outra acontece conosco. Ver as crianças brincando, aquela ausência de responsabilidades, de ter que cumprir com todas as exigências que o mundo obriga, sem aquela cobrança consigo mesmo, sem consciência pesada por ter deixado, em algum momento, de cumprir alguma de todas aquelas regras e ter o mundo todinho só de brincadeira.
Lembro de quando eu era pequena, que a minha decisão mais difícil era entre brincar de esconde-esconde ou de casinha. Que a minha maior preocupação era a de procurar os soldadinhos na escola e contar, no final do recreio, quantos eu tinha encontrado. Que eu ficava extremamente ansiosa pra dançar ballet, e meio envergonhada nas festinhas juninas da escola. Que enquanto a minha mãe me ajudava na tarefa de casa, o meu pai me ensinava a andar de bicicleta. Que eu tentava descobrir os "mistérios" de minha irmã, já adolescente, quando ela começou a namorar. Que eu brincava na casa dos meus avós e o meu avô cuidava dos meus machucões quando eu caia. Que eu inventava músicas e cantava no seu quintal. Que eu fazia roupas pras minhas bonecas e brincava com o meu cachorro.
Lembro também de algumas travessuras, como a de quando eu queimei o meu cabelo, joguei uma boneca no olho da minha irmã (deixando-o roxo por mais de uma semana), cortei a perna da boneca mais bonita que eu tinha, cortei o pêlo do meu gato, de quando tocava a campainha e saia correndo, de quando eu quebrava as coisas em casa e dizia que tinha sido a minha irmã...
Ai a gente vai crescendo e junto com o crescimento vêm as responsabilidades. Agora há de se contemplar as novas gerações...
Mas há em mim a vontade de não ser tão "gente grande" por tantas vezes. Por que não deixar vez ou outra de levar esse mundo tão a sério? Levar a vida mais leve e aproveitar mais cada momento, como se fazia quando era pequeno.
Foi assim que eu fiz hoje, aproveitei o dia pra ser criança. Viver bons e leves momentos ao lado dos amigos, ao lado de pessoas que têm um coração de criança, cheio de alegria e, por que não dizer, inocência. Sorrir, pular, correr... Deixar evidente a Simone menina que tanto pede pra viver. Esquecer da vida corrida e cheia de tarefas intermináveias pra dar tempo à leveza, à felicidade.
Depois que passa o momento, ficam as boas lembranças do dia na cabeça e no coração, mas a cabeça já tem que ser ocupada por outros pensamentos, como está acontecendo agora comigo. Ai as palavras vão fugindo de mim e só sei pensar em trabalho, prova, projeto, relatório...
[As palavras estão sumindo... Não sei mais o que falar. Só agredeço por ter tido um dia maravilhoso ao lado de pessoas maravilhosas. E sinto não ter estado ao lado de todos aqueles de quem eu queria ter estado hoje. Mas agora não dá mais... Voltei a ser "gente grande"]


Hoje foi bom estar ao lado de alguém que foi capaz de me cativar com sorrisos, com carinho, com amizade pura e sincera, que nunca me cobrou nada a não ser um pouco de atenção. Alguém de quem lembro todo santo dia e por quem rezo também. Uma das poucas pessoas que foi capaz de deixar marcas tão profundas na minha vida, e que não precisou me dizer coisas bonitas nem me telefonar toda hora, nem escrever bilhetes... Alguém que só precisou sorrir! Que me conquistou contando-me suas histórias inocentes, suas brincadeiras e travessuras.
Agora me bate a saudade... E me dá uma vontade tão grande de chorar, mas é choro de alegria, por ter visto seu sorriso hoje... Por ter sido contagiada hoje com seu carinho, com seu amor!
Posso dizer que aprendi muito com esse alguém. Aprendi que a vida é muito simples, que não se deve exigir nada de ninguém, que se deve ser feliz e mostrar essa felicidade ao mundo pra que os outros se contagiem com isso! Aprendi que mesmo com todas as diferenças pode existir amizade, confiança, respeito. Aprendi que, às vezes, as pessoas só querem um pouco de atenção, de dedicação em um momentinho que seja. Aprendi a contar histórias e a ouvi-las também. Aprendi a ser criança de novo. Aprendi a deixar um pouco de ser "gente grande", nem que seja por um tempinho. E me sinto mais leve com tudo isso.
E me sinto também feliz por ter tido momentos como os que tive hoje, por ter a sua luz, a sua mulecagem, seus pulinhos e gargalhadas! E seriamente me dá saudade daquele tempo em que eu podia ver seu brilho quase sempre. Hoje isso se tornou mais difícil devido às circunstâncias, e eu me cobro muito por não estar tanto tempo ao seu lado, como eu tinha prometido há um tempo atrás. Mas nem por isso essa pessoinha sai de minhas orações, nem de meu coração.
"...Essa vida vai muito depressa e é bom saber o que deixei de mim..."
Espero ter deixado coisas boas em sua vida; pelo menos alguns sorrisos arranquei de seu rostinho ao longo de todo esse tempo.
Culpo-me por minha ausência, por não puder compartilhar os melhores momentos de sua vida, mas tô aqui na janelinha assistindo a isso, mesmo que um tanto distante...
Hoje o dia valeu a pena só por ter visto o seu sorriso!
Aniversariar é agradecer a Deus pela vida, por mais um ano completado, mais um ciclo completo. O dia se torna especial pelo fato de sabermos que foi "naquele dia" que veio ao mundo mais uma vida, que veio trazer luz para muitas pessoas.
Hoje não posso falar subjetivamente, tenho que falar diretamente a você, minha irmã! 9 de outubro não é um dia igual aos outros 364 dias do ano. Ele é diferente por ter o brilho de tua vida sendo lembrado!
Lembro de nossa infância, quando brigávamos por tudo, quando você me batia e eu fazia o mesmo com você! Não dá pra não rir ao lembrar disso! Mas lembro também de nossas brincadeiras e nossa parceria... Parceria esta que veio se consolidar na nossa adolescência, quando foram surgindo os primeiros amores, as primeiras aventuras, as primeiras festas...
Você me ensinou muito do que sei hoje. E se tornou um exemplo para mim.
Muitas pessoas nos comparam. Chegam a perguntar se somos gêmeas e por tantas vezes fico "revoltada" por eu ser a mais nova. Mas já entendi que a questão é você parecer ser mais nova, e já aceito melhor a idéia! Até tô gostando de dizer que tenho uma irmã gêmea... Mas a verdade é que somos bem diferentes. Nos parecemos, de fato, em muitos pontos, pois recebemos a mesma orientação em casa de nossos pais e temos princípios e valores bem parecidos (graças a Deus), mas somos donas de duas personalidades bem distintas. Como o nosso pai diz, você tem o jeito dele, só que "aperfeiçoado", e eu o da nossa mãe.
Muita coisa mudou em nossas vidas nos últimos tempos. Fomos tomando decisões importantes e trilhando o nosso caminho. Uma coisa que não passa despercebida aos olhos de ninguém é a forma como você cresceu e tem crescido a cada dia. O seu brilho tem encantado a vida de muita gente, que te admira pelo que tu tens se tornado, pela mulher guerreira e cheia de força pra conseguir o que quer.

"Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais
Pelas ruas onde andas
Onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros
Esperando tua voz
Teus desejos, uma ordem
Nada é nunca, nunca é não
Porque tens essa certeza
Dentro do teu coração (...)"

A independência bem aparente, a felicidade no rosto, o brilho nos olhos, a decisão marcante...
Não dá pra te resumir em palavras, mas dá pra expressar um pouco do meu sentimento por ti. Se eu pudesse resumi-los agora, resumiria-os em duas palavras: adimiração e gratidão. Adimiração nem preciso comentar, pois todo mundo sabe o quanto me orgulho de ser tua irmã. Quanto à gratidão, devo dizer-te obrigada por ter passado ao meu lado os melhores momentos de minha vida, por ter por tantas vezes segurado a minha mão, por ser minha cúmplice em tantas aventuras, por ser um exemplo de mulher, por ser para mim a melhor irmã e amiga!
Eu sempre fui de me expressar melhor escrevendo, mas desculpa se as palavras não foram as mais perfeitas... Eu só queria te dizer que te amo de verdade! E que eu não poderia ter uma irmã melhor que você!
Feliz aniversário, Suelyn!
Nem tudo pode ser como a gente quer. Eu sempre soube disso. Mas as vezes não é fácil aceitar. A vida é cheia de caminhos e você está sempre sujeito a ter de tomar decisões. Quando há alguém que o faça por você, isso se torna mais fácil. Mas e quando essas decisões significam o seu futuro, o que fazer? Pensar, pensar, pensar... Decidir e correr o risco de se arrepender. Continuar a pensar depois da decisão tomada e, por tantas vezes, querer voltar atrás e ver que pode ser tarde; ver também que o tempo não pára pra você se decidir.
Eu digo e contradigo. Esta tem sido a minha vida. Constantemente pensar em caminhos escolhidos e me perguntar se isso foi o melhor que eu fiz. De repente está tudo bem e posso me orgulhar de minha força pra ter escolhido certas coisas para a minha vida. Outrora me sinto uma estúpida e me pergunto "o que é que eu tô fazendo aqui?".
Uma trilha já sendo formada e eu simplesmente a jogo pro alto e vou seguir outra... Nada fácil decidir. O peso de acreditar ser isso o melhor pra o meu futuro foi fator decisivo.
Acontece que agora me sinto só... Nada é como antes. Não tenho ao meu lado todos os dias o carinho de pessoas que se tornaram tão especiais. Convivo com outras pessoas agora. Algumas bem legais, das quais me alegro só em ver o sorriso, em brincar um pouco. Outras que simplesmente me detestam e, sequer, me olham o rosto. Outras que ainda não me conhecem, mas quem sabe um dia... Mas nada se compara ao que eu vivi antes de tudo isso. Porque eu brincava, eu sorria, eu chorava, eu dormia, eu não dormia, eu estudava, eu sonhava, eu rezava, eu vivia, eu crescia com elas!
Hoje foi estranho estar com elas e ver que a gente não compartilha mais as mesmas preocupações, que a gente tem uma vida bem parecida, mas com horários e rotinas diferentes. Que se tornou difícil estar ao seu lado e ter os mesmos projetos... A saudade me martela o peito todo santo dia. Mas sei que elas estão ao meu lado: elas me cativaram! Não são "rosas iguais a cem mil outras rosas". Elas são as minhas rosas! Que não deixam de estar presentes na minha vida nem com todas as dificuldades que a vida nos apresenta.

"De um lado a poesia, o verbo, a saudade, do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim"
Agora é acreditar que tudo isso, de alguma forma, contribua pra o meu crescimento.
Sei que posso ser maior!
Bárbara, Renata e Raliny, este post é dedicado a vocês!
Cada um de nós tem algo a cumprir neste mundo. Muitas vezes nos sentimos sufocados com tudo o que devemos fazer, regras que devemos cumprir, tarefas a realizar, cobranças e mais cobranças. Mesmo com todo o sacrifício feito pra dar conta de tudo, infelizmente esse esforço não é reconhecido por alguns. E porque não chamar estes "alguns" de tolos? Claro que o são! Eles desconhecem a nossa capacidade, não sabem aonde vamos, de fato, conseguir chegar, e não são palavras ditas por tais "alguns" que devem nos deixar de cabeça baixa, pois ninguém luta dessa forma, e sim de cabeça erguida!
O que muitas vezes esquecemos é que somos humanos e como tais temos muitas (muitas mesmo) limitações. Acontece que vez ou outra surge fraqueza e queremos nos entregar a ela e desistir de tudo. Mas esse "tudo" significa muito e eu sei o valor dele. Ele significa um abraço, uma palavra, um carinho, uma carreira, uma família, uns problemas, um trabalho, muitos amigos, um presente, um FUTURO...
Será fraqueza ou egoísmo? Pensar só em si e "resolver" seus problemas desistindo de tudo e decepcionando tantas pessoas... (Decepção: entenda-o como sofrimento)
E por que não pensar somente nas coisas boas da vida? Por que não pensar que somos queridos? Tem tanta gente querendo o nosso abraço, o nosso cuidado... É bom avaliar o nosso valor de vez em quando. Não adianta se prender às coisas que passam. Faculdade, trabalho, brigas de família... Tudo isso vai passar um dia. Claro que devemos nos preocupar com o amanhã e tentar ir atrás do que achamos que seja melhor pra o nosso futuro, mas não devemos esquecer nem por um segundo que o que importa de verdade são as marcas que deixamos nas pessoas.
"Não importa O QUE você tem na vida e sim QUEM você tem na vida"
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e não podes esquecer de tua responsabilidade, não podes desistir de tudo e deixar marcas tristes na vida daqueles que cativaste.
Muita gente já passou por minha vida. Algumas pessoas passaram e deixaram boas lembranças e muito amor no meu coração. Outras passaram e deixaram tristeza, mas me ensinaram que sou forte, que posso superar decepções. Outras simplesmente passaram sem deixar marcas mais profundas. Mas também há quem não tenha simplesmente passado pela minha vida; estes são os que ficaram, pois deixaram marcas tão fortes que não dá pra esquecer, que ficam presentes no meu pensamento do momento em que acordo ao momento em que acordo novamente, pois estão até em meu inconsciente, nos meus sonhos...


"...Camarada, viva a vida mais leve
Não deixe que ela escorregue
Que te cause mais dor
Viva a tua maneira
Não perca a estribeira
Saiba do teu valor
E amanheça brilhando mais forte
Que a estrela do norte
Que a noite entregou..."

(Camarada d'água - O Teatro Mágico)


Não se pode desistir. Tem muita gente que acredita em nosso potencial, que sabe que podemos chegar longe, ganhar o mundo. Mas pra isso devemos estar de cabeça erguida e acreditar que não estamos sozinhos, que não somos sozinhos. Acreditar que tem gente pra segurar nossas mãos quando fraquejarmos e nos ajudar a seguir em frente.


"Pense bem
Enquanto o mundo gira
No passar das horas
Tanta beleza em tua vida
E tu não reparas
Rompe as grades da tua mente
Pra reconhecer
Novo oriente
Ou simplesmente
Nova viagem transcedental
Nem tudo está acabado
Quase tudo ainda está pela frente
Às vezes se sente, mas não se sente
Às vezes se tem, mas não vê
Os caminhos do dub e da alma
E abrem portais e fronteiras
E vão te colocar em outra dimensão
Hão de se abrir em luzes
Ouça, eu vim aqui
Porque eu preciso
Compartilhar do teu sorriso
Aproveitar o tempo de viver"

(Enquanto o mundo gira - Cidade Negra)



A vida vale muito mais que um momento de fraqueza...