Ser criança

Sentir saudade da infância é algo que vez ou outra acontece conosco. Ver as crianças brincando, aquela ausência de responsabilidades, de ter que cumprir com todas as exigências que o mundo obriga, sem aquela cobrança consigo mesmo, sem consciência pesada por ter deixado, em algum momento, de cumprir alguma de todas aquelas regras e ter o mundo todinho só de brincadeira.
Lembro de quando eu era pequena, que a minha decisão mais difícil era entre brincar de esconde-esconde ou de casinha. Que a minha maior preocupação era a de procurar os soldadinhos na escola e contar, no final do recreio, quantos eu tinha encontrado. Que eu ficava extremamente ansiosa pra dançar ballet, e meio envergonhada nas festinhas juninas da escola. Que enquanto a minha mãe me ajudava na tarefa de casa, o meu pai me ensinava a andar de bicicleta. Que eu tentava descobrir os "mistérios" de minha irmã, já adolescente, quando ela começou a namorar. Que eu brincava na casa dos meus avós e o meu avô cuidava dos meus machucões quando eu caia. Que eu inventava músicas e cantava no seu quintal. Que eu fazia roupas pras minhas bonecas e brincava com o meu cachorro.
Lembro também de algumas travessuras, como a de quando eu queimei o meu cabelo, joguei uma boneca no olho da minha irmã (deixando-o roxo por mais de uma semana), cortei a perna da boneca mais bonita que eu tinha, cortei o pêlo do meu gato, de quando tocava a campainha e saia correndo, de quando eu quebrava as coisas em casa e dizia que tinha sido a minha irmã...
Ai a gente vai crescendo e junto com o crescimento vêm as responsabilidades. Agora há de se contemplar as novas gerações...
Mas há em mim a vontade de não ser tão "gente grande" por tantas vezes. Por que não deixar vez ou outra de levar esse mundo tão a sério? Levar a vida mais leve e aproveitar mais cada momento, como se fazia quando era pequeno.
Foi assim que eu fiz hoje, aproveitei o dia pra ser criança. Viver bons e leves momentos ao lado dos amigos, ao lado de pessoas que têm um coração de criança, cheio de alegria e, por que não dizer, inocência. Sorrir, pular, correr... Deixar evidente a Simone menina que tanto pede pra viver. Esquecer da vida corrida e cheia de tarefas intermináveias pra dar tempo à leveza, à felicidade.
Depois que passa o momento, ficam as boas lembranças do dia na cabeça e no coração, mas a cabeça já tem que ser ocupada por outros pensamentos, como está acontecendo agora comigo. Ai as palavras vão fugindo de mim e só sei pensar em trabalho, prova, projeto, relatório...
[As palavras estão sumindo... Não sei mais o que falar. Só agredeço por ter tido um dia maravilhoso ao lado de pessoas maravilhosas. E sinto não ter estado ao lado de todos aqueles de quem eu queria ter estado hoje. Mas agora não dá mais... Voltei a ser "gente grande"]

0 comentários: