Fragmentos de Clarice

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."

"Sou como você me vê.Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar."

"E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar."

"Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."

"Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro. Sou um coração batendo no mundo."

"...Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."

"À duração da minha existência dou uma significação oculta que me ultrapassa. Sou um ser concomitante: reúno em mim o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que lateja no tique-taque dos relógios."

“Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.”

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever."

"Não sei se quero descansar,por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir."

"Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio."

"... passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser."

"Com todo perdão da palavra, eu sou um misterio para mim."

"Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada."

"E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço."

(...)

Quanto mais leio Clarice Lispector, mais me entendo.

1 comentários: