E depois da dúvida...

Enfim posto boas novas.
Depois de tanta espera, o resultado tão feliz saiu e foi um SIM bem grande. Vou morar na terra de Camões. Em setembro embarco para Portugal. Vou morar no interior, na cidade de Évora, que é um encanto (conclusões tiradas via Google), há 1h30min de Lisboa.
Uma mudança grande, especialmente para mim, que nunca sai de casa... Que sinto falta de tudo e de todos em qualquer viagem de três dias. Vou ter que me acostumar em ficar um longo ano fora de casa, longe da família, dos amigos, do NOIVO (sim, o meu amor lindo me pediu em casamento! haha) e da minha linda Catarina.
Difícil. Mas de grande valia, não apenas para o crescimento profissional, mas para meu amadurecimento pessoal. Eu, a dependente de tudo e de todos vou voar com minhas próprias asas, com meus méritos e sem medo de ser feliz!
Em meio a toda a alegria e expectativa, os preparativos me consomem todo o tempo do lêlêlê e despedidas para deixar tudo pronto pra o dia da viagem. Fiquei bem perdida no começo, em meio a todas as providências a serem tomadas para ir embora do Brasil por tanto tempo, mas agora as coisas estão ficando mais claras e pretendo ir postando aqui no blog algumas dicas que possam ajudar os futuros intercambistas, sejam eles da Europa ou de qualquer outro lugar. Informações são sempre válidas, e os blogs da vida me ajudaram muito no preparo de tudo.
Uma das minhas maiores dores de cabeça foi o fato da minha universidade estar em greve no período em que saiu o resultado do intercâmbio. Daí foi uma burocracia grande até conseguir convencer todos os professores a marcarem minhas avaliações antes da viagem, para que eu não perdesse o semestre e todas as notas que eu já tinha. Processos e mais processos. Reuniões e mais reuniões. E enfim, pude ser avaliada, depois que o comando de greve da minha universidade permitiu a realização das atividades para os alunos aceitos em instituições de ensino superior no exterior.
Como eu não tinha passaporte, precisei solicitá-lo ainda. Isso é agendado no site da Polícia Federal, na área de passaporte (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/). Você preenche seus dados, paga a taxa (para mim foi aproximadamente R$ 160,00) e são indicados possíveis dias para a apresentação da documentação na PF. Esse processo, pelo menos aqui na PB, demorou cerca de 20 dias. Fora o tempo para o documento ficar pronto depois da entrega de toda a documentação, que foi cerca de 10 dias. Portanto, se tem pressa em viajar para o intercâmbio que tem data marcada de início, corra e agende sua entrevista!
Ainda na PF, você terá que solicitar a certidão de antecedentes criminais, necessária para a solicitação do visto. Ela é gratuita, e a minha demorou uns 10 dias úteis para ficar pronta.
E esse foi só o início das muitas providências que foram (e estão sendo) necessárias.
Vou continuar postando tudo, para que possa de alguma forma ajudar quem pretende fazer intercâmbio um dia. Como eu disse, muitas informações eu consegui em blogs e nos grupos do facebook (eles ajudam bastante!). O próprio CNPq (que me concedeu a bolsa) não sabia me informar muitas coisas. Até mesmo o consulado deixou muito a desejar nesse sentido também, de tirar dúvidas. Então, as minhas melhores fontes de informação foram os textos que encontrei pela internet, e espero que os meus venham a ajudar alguém um dia =)

Em breve, mais novidades =)

0 comentários: