"Nunca antes na história deste país..."

Ano de eleição. Aliás, vésperas de eleição. É ótimo assistir ao Otário Horário Eleitoral e ver o quanto nosso país é maravilhoso. Tantas coisas tão belas são mostradas por nossos honrosos governantes. Dá vontade de chorar de ódio emoção ao ver tamanhas mentiras benfeitorias que foram ou que serão realizadas.
Uma das coisas tão mais belas do governo Lula foi escancarar as portas das universidades públicas para quem quiser entrar. Sou aluna de Universidade Federal e sinto na pele de segunda a sexta o resultado negativo que o REUNI tem trazido ao ensino superior público.Não creio que o objetivo das portas das universidades cada vez mais abertas seja formar os alunos com dignidade, creio que o único objetivo dessa palahaçada seja o de mostrar números, mostrar que nunca antes na história deste país se teve tantos jovens no ensino superior, porém, o que não é mostrado é que a única coisa que dobrou nesse tempo foi o número de alunos, porque a estrutura da universidade pública continua a mesma de sempre (pelo menos a estrutura da minha -Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - continua do mesmo jeitinho).
As cotas para alunos de escolas públicas são uma forma de mascarar a deficiência da educação básica pública. Só não ver isso quem não quer. Quem quiser pode achar que isso é pra beneficiar pessoas de baixa renda, mas EU GRITO AQUI DIZENDO QUE NÃO É!!! É apenas uma forma de dizer: "Já que não tivemos competência para concertar as falhas da escola pública nos ensinos fundamental e médio, então vamo botar o povo todo dessas escolas dentro da universidade pra mostrar que a educação vai muito bem."
Nunca antes na história deste país se viu tamanha esculhambação no ensino superior. Livros na biblioteca? Não existem. "Pode deixar seu nome pedindo a reserva, mas vou logo dizendo que já tem uns 4578951 nomes na lista, e só dispomos de 60 exemplares do livro." Carteiras nas salas? Sempre está em falta. Temos que mendigar por carteira nas salas vizinhas, que quase sempre também estão cheias.Comida no Restaurante Universitário? Ultimamente tem faltado e só sobra ovo pra o pessoal comer. Salas de aula? Onde estão?
A verdade é que o REUNI veio tentar tapar o sol com a peneira, aumentando o acesso ao ensino superior sem, no entanto, apresentar a devida qualidade. Quem sofre com isso? Claro que são os alunos! Tanto aqueles que entram sem o devido preparo e não acompanham o ritmo do curso (vejo essa falha todos os períodos na engenharia, onde os alunos que entram nesse "bolo" não passam nas disciplinas básicas como cálculo diferencial e integral, álgebra vetorial ou física) quanto os alunos que, por mais que estejam preparados, têm que enfrentar salas lotadas, falta de vagas nas disciplinas de seu período, falta de livros na biblioteca, falta de professores...
Até onde isso vai? Até tornar a universidade pública tão caótica quanto os ensinos fundamental e médio da rede pública? Acho que esse é o objetivo, afinal, nesse Brasilsão desmantelo só presta quando é grande, companheiros.
Diante de tamanha palhaçada, não me admira que pessoas ilustres de nossa honrada sociedade como a Mulher Pêra (dePUTAda Federal) e Tiririca sejam candidatos a nos ajudar a mudar a história do nosso país.

2 comentários: