Não sou boa em esperar. Confesso. É agunstiante, dá um nervoso, uma ansiedade, um medo... Sei lá, é tanta coisa junta e misturada que nem sei direito explicar. A ideia do intercâmbio me surgiu meio "de bolo". Fiz minha inscrição no Ciência sem Fronteiras no último dia, em meio a uma correria grande para separar a documentação para a inscrição na minha universidade para a pré-seleção e posterior deferimento para avaliação do CNPq. Quando o resultado da pré-seleção do CNPq saiu, no dia 31 de maio de 2012, quase infartei lendo o e-mail informando minha admissão ao programa. Saber que em meio a cerca de 20.000 inscritos eu fui escolhida foi uma mistura de alegria com "eu não acredito" (vale lembrar que desse total foram selecionados 1651 sortudos universitários dos mais diversos cursos e universidades de todo o Brasil).
Com a admissão informada, o próximo passo foi o de seleção das universidades. Dentre 15 universidades que forneceram "ofertas formativas" tive que escolher 6 (nem todas as 15 universidades ofereciam vagas para Engenharia Civil, mas as que não ofereciam Eng. Civil, ofereciam áreas relacionadas ao curso).
A primeira opção, obviamente, foi a Universidade de Coimbra, um sonho de universidade, que mistura o clássico e o moderno, oferecendo laboratórios incríveis na área de Recursos Hídricos. Localizada na belíssima Coimbra, embelezada pelo rio Mondego, pelo clima universitário e por outras coisas que quero descobrir.
Confesso que as outras opções foram feitas às cegas. Por impulso escolhi a Universidade de Évora como segunda opção e a Nova de Lisboa como terceira. São boas universidades, mas sei que eu tinha opções muito melhores e joguei estas oportunidades fora. Resta esperar e ver onde eu vou cair (SE eu for cair, de faCto - aprendendo português de Portugal, meu nêgo!).
Verdade seja dita, não tive ainda como me preparar psicologicamente para este intercâmbio. O faCto (olha o C de novo aí) é que tudo aconteceu "de bolo" como eu disse. Não esperava passar. Para mim, o intercâmbio era uma coisa muito inatingível, muito distante dos meus planos até. Mas com o resultado da pré-seleção, a coisa mudou de figura. Começo a planejar, me imaginar em outro país, longe de casa, da família, do namoradoamordaminhavida, dos amigos, da minhagatasuperapegadaamim... Por outro lado, o conhecimento que virá é incontestável. Não falo apenas de conhecimento acadêmico, científico. Falo muito mais do conhecimento de mundo que um intercâmbio pode agregar. Logo eu, tão dependente de tudo e de todos, me vejo planejando passar um longo ano longe de tudo e de todos. É tudo meio louco, mas gostoso.
Ao que foi informado, as universidades portuguesas já enviaram ao CNPq o resultado com as alocações dos alunos pré-selecionados. Não sei se alguém ficou de fora, mas espero que não. O resultado será divulgado amanhã (sim, já passou da meia noite, já é um dia a menos a esperar!).
Se o resultado for positivo, este será um senhor presente de aniversário, visto que meu dia de apagar velinhas está chegando (dia 08/07 vem aí...).
Mais um dia de espera... Que passe rápido para que novos planos possam sem feitos e providências possam ser tomadas.
Mas que seja feita a vontade de Deus, pois Ele sabe o que é melhor pra mim.

Sorte a todos os sonhadores e intercambistas que também estão nessa expectativa ou que planejam passar por este processo algum dia =)

obs.: já usei esse mesmo título em uma outra postagem, numa expectativa diferente, mas de igual importância em minha vida. LH sempre marcando momentos significativos pra mim ;)