É inacreditável, mas ainda acontece... Ainda acontece de gente das "partes baixas" do nosso país pensar que no Nordeste só existe seca, que as mulheres vivem carregando uma lata d'água na cabeça para, na casa de taipa, preparar a comida para os 15 filhos, enquanto o marido vai para a roça colher o pouco da safra que a seca permitiu florir.
Ainda acontece de gente lá de baixo pensar que no Nordeste só existem analfabetos, e que os únicos trabalhos que eles conseguem desenvolver terminam em "eiro" (pedreiro, porteiro, faxineiro...). É... Gente ignorante age dessa forma mesmo. Essa mesma gente chega a pedir para matar um nordestino afogado (caso da estudante de direito, Mayara Petruso, revoltada pela vitória da então candidata à presidência da repúlblica, Dilma Rousseff). Gente burra, estúpida, sem informação nem conhecimento algum sobre o que é o Nordeste ou o SER Nordestino.
Retirem o Nordeste no mapa brasileiro. Acho que assim tudo funcionará melhor para o resto do país. Retirem a cultura nordestina de sua história. Retirem da música brasileira os nomes de Zé e Elba Ramalho, de Lenine, Geraldo Azevedo, e do grande Luis Gonzaga. Retirem também Flávio José, Marina Elali, Chico César e Alceu Valença. Domiguinhos, então... Pra que o querem? E toda a beleza e alegria de Ivete Sangalo? Ah, me poupem! Um Brasil limpinho é um Brasil sem nordestinos, então o país não precisa de nada disso.
O sul e suldeste brasileiros não precisam do legado da poesia de José de Alencar ou de Rachel de Queiroz. Jorge Amado, então... Quem precisa conhecer sua belíssima poesia? Afinal, Todos os citados nomes são de nordestinos e "Nordestino não é gente", não é mesmo? Nordestino é analfabeto, burro e não sabe fazer boas escolhas. Migra pras "partes baixas" do país porque tem que sustentar os 15 filhos e a mulher (aquela que carrega a lata d'água na cabela embaixo do sol forte).
No Nordeste não tem escolas. Universidade? O que é isso? Ah, não... Isso é privilégio do povo das "partes baixas"... Esses sim aprendem! Passam anos estudando para concluir que "nordestino não é gente", vejam quanta inteligência!
O engraçado é que sou mulher, sou nordestina e... PASMEM! Sei ler e escrever! Aos mais ignorantes, digo logo, se sentem, pois vocês vão cair pra trás ao ler a próxima informação: sou estudante universitária numa cidade do interior da Paraíba! Incrível, não?
Eu não preciso carregar uma lata d'água na cabeça para preparar minha comida, porque tem água encanada aqui em casa, juro! E o meu pai não precisa colher o milho na roça para sustentar a mim e a minha única irmã, pois aqui existem supermercardos e feiras onde podemos comprar alimentos, assim como vocês das "partes baixas" do país.
Acreditem: não preciso pegar um pau-de-arara para ir à universidade. Aqui existem carros particulares e transporte coletivo. Ah, caso vocês queiram fazer uma visita a estas terras sujas e feias, não se assustem ao verem edifícios pelas cidades. É porque, vocês não sabem, mas não moramos em casas de taipa. Aqui existem casas feitas com modernos materiais de construção (como tijolo e cimento) e também apartamentos em prédios espalhados pela cidade.
Numa coisa vocês estão mais do que certos: o Nordeste forma muitos "eiros", mas não os que vocês pensam. Eu mesma serei uma "eira", mas não de faxineira, porteira ou pedreira, e sim de ENGENHEIRA. Sou estudante de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Campina Grande, universidade esta que forma todos os semestres, além das demais graduações, ENGENHEIROS mecânicos, ENGENHEIROS civis, ENGENHEIROS agrícolas, ENGENHEIROS de produção, ENGENHEIROS de alimentos, ENGENHEIROS eletricistas, ENGENHEIROS químicos, ENGENHEIROS de materiais.
Realmente, é muito EIRO no Nordeste!

"EU QUERO É CANTAR O NORDESTE
QUE É GRANDE E QUE CRESCE
E VOCÊ NÃO CONHECE, DOUTOR
DE UM POVO GUERREIRO, FESTIVO E ORDEIRO
DE UM POVO TÃO TRABALHADOR
POR ISSO NÃO PISE, VIAJE E PESQUISE
CONHEÇA DE PERTO ESSE CHÃO
SÓ PRA VER QUE O NORDESTE
AGORA É QUEM VESTE
É QUEM VESTE DE ORGULHO A NAÇÃO!"


(Orgulho de ser Nordestino - Flávio José)

Sinto muito, povo das partes baixas, sinto por termos tantas coisas maravilhosas a oferecer a vocês.